Quais são os riscos da cirurgia de quadril?

Quais são os riscos da cirurgia de quadril?

As substituições de quadril tem sido altamente bem-sucedidas por mais de 30 anos. Milhões de pessoas em todo o mundo que sofriam de dor e artrite no quadril obtiveram alívio através de substituição total de quadril e tiveram a mobilidade restaurada. Em todo o mundo, centenas de milhares e procedimentos de substituição de quadril são realizados a cada ano. Como a medicina está sempre desenvolvendo novos materiais e procedimentos, os resultados continuam a melhorar. A taxa de complicações depois de uma substituição total de quadril é baixa. Complicações sérias, como infecção da articulação do joelho, ocorrem em aproximadamente 1,0% dos pacientes.1 Complicações médicas importantes como um infarte ou um derrame ocorrem com frequência ainda menor. (evidentemente, doenças crônicas podem aumentar o potencial de complicações.)

Todo procedimento cirúrgico tem riscos e benefícios. Seus resultados individuais dependem de suas circunstâncias pessoais, e a recuperação demanda tempo. Quanto tempo sua substituição de quadril vai durar depende de muitos fatores diferentes, e cada pessoa é única. Apenas seu médico pode discutir esse aspecto da cirurgia com você.

Cada uma das seguintes reações ou complicações pode ocorrer durante ou depois da cirurgia e pode exigir atenção médica (como uma nova cirurgia) e remoção do implante:

Deslocamento do implante e diferença no comprimento das pernas

As complicações mais comuns específicas da cirurgia de substituição de quadril incluem o afrouxamento ou deslocamento do implante e uma ligeira diferença no comprimento das pernas. A equipe de saúde pode discutir essas complicações com você.

Coágulos sanguíneos

Coágulos sanguíneos nas veias das pernas são uma complicação possível da cirurgia de substituição de quadril. Seu cirurgião descreverá um programa de prevenção. Isso pode incluir a elevação periódica das pernas, exercícios para a panturrilha para aumentar a circulação, meias de compressão e medicamentos para afinar o sangue.

Infecção

A infecção é um risco em qualquer procedimento cirúrgico. De acordo com um estudo recente, aproximadamente 1,0% dos pacientes sofre uma infecção nos primeiros dois anos.1 Quando ocorre uma infecção depois de uma substituição total de quadril, ela é geralmente causada por bactérias que entram na corrente sanguínea durante procedimentos dentários ou vindos de infecções do trato urinário, pele ou unhas. Embora sejam incomuns, quando essas complicações ocorrem, elas podem retardar a recuperação total.

Durante os dois primeiros anos depois da cirurgia de substituição de quadril, seu médico pode receitar antibióticos preventivos antes de procedimentos dentários ou cirúrgicos que possam permitir que bactérias entrem em sua corrente sanguínea. No geral, converse com seu ortopedista e com seu dentista para ver se ainda precisa de antibióticos preventivos antes de outros procedimentos.

Osteólise

O osso próximo ao implante de quadril pode fraturar (o que se chama osteólise) devido à reação do seu corpo a partículas que podem ser causadas por:

  • Contato direto dos componentes de metal ou de plástico
  • Contato entre os componentes do quadril e o cimento de osso
  • Contato entre os componentes do quadril e partículas do seu osso natural que existem entre as peças em movimento do quadril, que pode causar mais partículas ou danificar os componentes do implante

Fratura do implante

Foram relatadas fraturas do implante depois da substituição de quadril. Isso é geralmente causado por:

  • Pacientes com expectativas irreais de desempenho
  • Pacientes pesados e/ou com excesso de peso
  • Pacientes fisicamente ativos

Para minimizar a possibilidade de fratura do implante, é importante seguir as instruções médicas e evitar atividade excessiva ou inadequada.

Outros riscos

  • Pode ser necessária a remoção e/ou substituição do sistema ou de seus componentes em algum ponto do futuro
  • Embora seja raro, foram relatadas reações alérgicas ao metal dos implantes de quadril. Informe ao seu médico se você tiver qualquer sintoma de alergia
  • O deslocamento pode resultar de um posicionamento incorreto dos componentes do implante
  • Os componentes do implante podem se soltar ou se mover devido a cimentagem incorreta ou ao choque causado por quedas ou colisões
  • Desordens cardiovasculares associadas ao uso e cimento de osso incluem coágulos sanguíneos, queda de pressão arterial, ataque cardíaco e, em casos raros, morte

Quando a cirurgia de substituição de quadril não é apropriada

Em função dos riscos, seu médico pode decidir que a cirurgia de substituição de quadril não é apropriada se:

  • Você tiver uma infecção ou um histórico de infecção
  • Você não tiver osso suficiente ou o osso não for forte o suficiente para suportar o novo quadril
  • Você tiver nervos lesionados na área do quadril
  • Você tiver músculos do quadril lesionados ou não funcionais
  • Seu quadril estiver gravemente instável
  • Seus ossos não estiverem totalmente formados ou desenvolvidos
  • Você tiver perda óssea notável ou uma redução severa na massa óssea (osteoporose)
  • Sua articulação do quadril tiver sido fundida anteriormente e estiver estável, funcional e sem dor
  • Você tiver artrite reumatoide e lesões de pele ativas ou histórico de lesões de pele (devido ao maior risco de infecção)

Referência

  1. Elie Ghanem, Fereidoon M Jaberi and Javad Parvizi Am J Orthop (Belle Mead NJ) 36(10):520-5 (2007) PMID 18033562
Agendar Consulta