VIDEOARTROSCOPIA DO QUADRIL

O termo artroscopia significa ¨olhar a articulação¨. Na artroscopia moderna temos a possibilidade de não apenas olhar o espaço articular como também realizar procedimentos que podem tratar patologias articulares ou próximos a articulação. A técnica se torna possível com a utilização de micro câmeras e instrumentos especiais introduzidos na articulação através de pequenas incisões na pele, evitando assim os grandes acessos cirúrgicos. É um procedimento menos invasivo que traz algumas vantagens quando a comparamos com cirurgias tradicionais.

Quais as indicações da artroscopia do quadril?
A artroscopia do quadril é possivelmente a principal cirurgia preservadora do quadril na atualidade. Pacientes jovens praticantes de atividades físicas são os pacientes que frequentemente se beneficiam. O impacto femuoroacetabular e as lesões do labrum acetabular são as indicações mais comuns da artroscopia do quadril.

Outras patologias podem ser tratadas através a técnica como : sinovectomias, lesões do ligamento redondo, ressalto do quadril, lesões dos tendões glúteos, retirada de corpo estranho do quadril, síndrome do piriforme, biopsias e etc.

Oque é o impacto femoroacetabular?
É uma alteração da morfologia do quadril que leva a um impacto anormal do colo do fêmur no rebordo do acetábulo oque pode levar a lesões na região e culminar com artrose do quadril em casos mais avançados. Existem essencialmente dois tipos de impacto, o impacto tipo CAME, onde a alteração esta no lado femoral, e o impacto tipo PINCER, onde a alteração esto no lado acetabular.

Na ilustração a figura A mostra morfologia normal do quadril, B mostra a deformidade tipo CAME nade transição entre o colo e a cabeça femoral, C mostra um corte transversal e as setas apontam onde esta a deformidade, D e E mostra como acontece o impacto e a área em vermelho onde acontece alesão.

Como é feita a artroscopia?

A artroscopia do quadril pode ser feita com anestesia raquidiana ou mesmo com anestesia geral. Precisamos criar um espaço entre o fêmur e o acetábulo para introdução dos instrumentos. Com esta finalidade, ultilizamos uma mesa ortopédica que realiza uma tração na perna a ser operada criando o espaço e nos permitindo introdução do instrumental. Para visualização do posicionamento dos instrumentos usamos a radioscopia, que é um raio x instantâneo.

Com isso podemos criar os pontos de entrada, chamados portais, para introduzirmos uma ampla gama de instrumentos, cada um com finalidade especifica durante o procedimento.

Quais são os riscos da artroscopia?

Embora a artroscopia do quadril seja uma cirurgia pouco invasiva, é um procedimento cirúrgico que como qualquer outro apresenta risco de complicações. São elas: complicações anestésicas, infecções, lesões cutâneas causadas pela tração, parestesia ( sensibilidade alterada). É importante termos em mente que qualquer cirurgia endoscópica pode há ver a necessidade de ser convertida para uma cirurgia aberta.

Como é o período de recuperação?

No primeiro dia após a cirurgia o paciente deve iniciar fisioterapia com protocolo especifico para cada caso com objetivo de manter a mobilidade, força e melhora da dor. O paciente usara muletas por 2 a 4 semanas. A recuperação depende também do tipo de lesão que foi tratada e seu prognostico. O paciente submetido a artroscopia do quadril volta a atividade física previa em ate 80% dos casos. A depender do tipo de patologia tratada pode ser recomendado a abandono total das atividades de impacto.

Agendar Consulta